5 Razões para proteger a sua conexão com VPN

5 Razões para proteger a sua conexão com VPN

Quando o assunto é VPN, a maioria das pessoas não tem a menor ideia do que se trata. Geralmente utilizadas no ambiente corporativo para que os funcionários possam acessar as redes privadas da empresa remotamente, esta tecnologia também pode trazer benefícios para o usuário comum. Mais importante, este serviço está disponível para todos e não custa muito.

Mas o que significa ter uma conexão VPN segura? Os VPN simulam a sua conexão como se você estivesse em outro lugar. Por exemplo, você pode estar conectando do Brasil e parecer que está se conectando de Nova York. Toda a informação que sai e entra do seu computador é criptografada.

Agora que temos uma ideia do que é o VPN, como ele pode ser útil para todos? Existem muitas dicas e truques para aproveitar ao máximo esta maravilhosa rede segura. Para começar, aqui estão alguns:

1. Use Wi-Fi Público com Confiança

É de conhecimento geral que as conexões Ethernet fornecidas por hotéis e locais públicos não são seguros. Ao conectar-se a uma conexão Wi-Fi pública, você corre o risco de ser espionado, ter seus dados roubados e suas mensagens interceptadas. Pessoas com habilidade suficiente para reconfigurar redes podem facilmente tirar proveito desta conexão e assistir tudo o que você faz on-line.

O VPN serve para criptografar tudo o que você faz online. Isso permitirá que você se conecte com segurança a uma rede Wi-Fi pública e navegue livremente, sabendo que quem ousa espionar sua atividade só terá acesso a um punhado de dados criptografados.

2. Ignorar a Censura e Acessar Conteúdos Geograficamente Restritos

Outra forma de utilizar a disponibilidade de conexões VPN é ignorar a censura e acessar conteúdos geograficamente restritos. Nós tivemos alguns casos no Brasil onde o Whatsapp foi bloqueado por alguns dias.

No Brasil a censura virtual não é tão intensa, mas países como China, Oriente Médio e Rússia restringem o acesso de seus cidadãos definindo que sites serão acessíveis. A Grande Firewall da China, por exemplo, proíbe o acesso a diversos sites como Google, Facebook e Youtube.

Felizmente, a VPN tem o poder de combater quase todos os meios de censura na Internet, incluindo bloqueio de endereços IP, filtragem de URLs e filtragem de DNS. Tudo isso é possível porque ter uma conexão VPN permite que o usuário navegue na Internet com um endereço IP que não pertence ao seu computador.

O VPN oferece ao usuário a possibilidade de adotar uma identidade diferente on-line concedendo ao usuário anonimato on-line e a capacidade de manipular sua localização geográfica. A conexão VPN irá fazer com que o usuário pareça estar se conectando de um país diferente, cancelando o bloqueio de endereço IP.

3. Download de arquivos via Torrent

Muitos usuários experientes de tecnologia recorrem às conexões VPN com o intuito de baixar arquivos legais através de programas torrent como BitTorrent. Ao baixar torrents sem usar uma VPN, o seu ISP pode fazer com que o download seja insuportavelmente lento. Felizmente, os usuários podem configurar uma conexão VPN para melhorar as velocidades de download.
 

4. Assista a transmissões específicas de casa enquanto estiver viajando

Viajar muitas vezes significa dar adeus à disponibilidade de transmissão de televisão, jogos, atualizações de canais, entre outros.

Felizmente, ao usar uma conexão VPN, o usuário pode continuar a assistir aos seus programas como se estivessem em seu país de origem.

5. Evite represálias e rastreamento de volta por causa de sua pesquisa

Se você está ciente de que você pode estar metendo o seu nariz onde não é chamado, o melhor é usar uma conexão VPN para se proteger. Por exemplo, você está pesquisando sobre temas sensíveis como o tráfico humano ou de drogas, e transformar seu computador em um dispositivo não rastreável é definitivamente uma boa ideia.

Ter a sensação de segurança e confiança enquanto navega é algo que todos os usuários buscam. As conexões VPN podem proteger os internautas de serem rastreados, espiados e fornecer conveniências para aqueles que estão viajando. Uma das melhores opções atualmente é o Rocket VPN, disponível em Android e iOS. Usar uma conexão VPN é um dos primeiros passos para tornar a sua navegação na Internet mais segura.