Professor não pode ganhar bem? Tem de lecionar só por amor?

Publicado Dec 1,2008 por Rodrigo Piva em Política Enviar este artigo por email Enviar este artigo por email

Fiquei indignado quando soube dos cinco governadores que foram contestar no STF o piso salarial de R$ 950,00 para os professores da rede pública.

Eu pergunto: o Brasil será um país decente um dia, sem investir em educação? A resposta é óbvia! Agora, se um país não pode pagar 950 reais aos professores, é melhor fechar as portar. Isso é vergonhoso!

Os professores de hoje em dia, além dos baixos salários, convivem com a violência de alunos que se tornam bandidos cada vez mais jovens. São agredidos, ameaçados, não tem o mínimo de respeito, já que a profissão é tratada em segundo ou terceiro plano pelos governantes.

Só para não deixar a informação incompleta, os cinco digníssimos governadores que recorreram ao STF contra o piso foram: André Puccinelli (PMDB-MS), Cid Gomes (PSB-CE), Luiz Henrique (PMDB-SC), Roberto Requião (PMDB-PR) e Yeda Crusius (PSDB-RS).

Já que querem proibir um mínimo de dignidade aos professores, proponho que se equipare o salário dos professores da rede pública ao dos Deputados Federais, por exemplo. Qual profissional é mais importante em sua opinião?

Já há algum tempo, lecionar é um ato de amor, pois ao escolher uma das mais nobres profissões que existe, a pessoa tem de estar ciente de que nunca receberá um salário digno ao cargo que ocupa.

Compartilhe este Artigo:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Print this article!
  • E-mail this story to a friend!
  • MySpace
  • Twitter
  • Technorati
  • Limao
  • TotalNews
  • Linkk
  • doMelhor
  • Linkto
  • Colmeia
  • LinkLog
  • Ocioso
  • LinkMe
  • DigaCultura
  • Rec6
  • Gostei
  • Ueba
  • Dihitt

Leia também:

76 Comentários

De fato Rodrigo, os profissionais mais importantes na minha opinião claro que são os Professores. E pelo que eu tenho acompanhado em jornais, blogs etc, eu vejo que hoje em dia os professores da rede pública de ensino trabalham por amor mesmo a profissão deles. Mais isto é uma grande injustiça, aonde governadores de 5 Estados vão reclamar por causa do piso salarial desse professores. Como você disse um país sem educação de qualidade não é um país, agora se fosse para aumentar os salários dos políticos eu duvido se esses “GOVERNADORES” iriam reclamar, iriam? Claro que não. Eu vi recentemente também na televisão, do aumento dos salário dos deputados, eu acho que a maioria das pessoas viram, dentre muitos deputados, 1 Deputado apenas foi contra o aumento salarial.

Km Mad (Via diHITT)

01. Dec, 2008

Olá ropiva. Quando os professores são mal tratados muito mal vai um país. O futuro de uma nação passa indiscutivelmente pela educação e os professores são o pilar essencial desse futuro.
Como professor sei bem dar o valor aos meus colegas brasileiros. Um abraço e força para todos.
Eles que não desistam de lutar pelos seus direitos.

IGOR (Via diHITT)

01. Dec, 2008

Fato lamentável.Os professores são importantíssimos na transformação de uma sociedade melhor,e isso é INACEITÁVEL.Os professores devem se unir e exigirem seus direitos.Como aprovam tão rápido o aumento de salário de vereadores,deputados(e olha que o percentual de aumento não é baixo não).Fica aí para a reflexão dos demais.A atitude desses governadores é vergonhosa.

Rodrigo, por que acha que isto acontece? Imagine se o país tivesse um crescimento de salário para os professores, e estes começassem a lecionar melhor e a educação no Brasil realmente crescesse? O que acontece então? Nas próximas eleições, os novos alunos agora instruídos deixarão de votar nos mesmos parlamentares pois veêm o que está acontecendo, o que faz com que haja troca de mandatos, que não é o que os governantes querem. É melhor pagar bolsa isto, bolsa aquilo e manter as pessoas “ignorantes”, assim se reelegem, ou você acha que os pobres que recebem as bolsas x deixarão de votar nos que lhes ajudam?

Luiz Andre (Via diHITT)

01. Dec, 2008

Realmete um absurdo. Fico mais triste ainda que o governador do meu estado está entre eles.

Emilia (Via diHITT)

01. Dec, 2008

Os professores no Brasil ganham realmente muito pouco, é um sacerdócio.
Mal do país que desvaloriza desta forma o trabalho dos seus professores. Creio que é uma profissão mal paga em todo o mundo, comparativamente a outras profissões com o mesmo nível de formação. Como professora têm toda a minha solidariedade, não se deixem derrubar. Coragem e muita força. Abraços

Nuzzi (Via diHITT)

01. Dec, 2008

Nenhum profissional se mal pago não produz e não iria ser uma das classes que deveriamos valorizar que se sujeitaria a isso, sou a favor que professores devem ser muito bem remunerado.

Abs.

Nuzzi.

Sua abordagem é corretíssima. O Brasil já tem um déficit de 65 mil engenheiros, creio que o déficit de professores é pelo menos o dobro disso. Recentemente, os pedreiros deixaram as obras e foram vender suco na esquina. Aí veio o boom e agora até frios e sucos entraram no lanche do pessoal da construção. Essa gente não tem visão estratégica! Só sente o drama quando ele acontece. Se o professor for vender suco, quem vai ensinar nossas crianças? Toda solidariedade aos professores.

Rodrigo,
E lá R$ 950, 00 p/ mês, é ganhar bem?!
Fui informada q essa nova lei era p/ se trabalhar 40 h/semana p/ ganhar esse “donativo”!
Agora não querem aprovar nem isso…
Eu sou professora porque amo minha profissão e sempre soube q nunca ficaria milionária c/ ela, mas daí a ganhar mal p/ o resto da vida ,já é um acinte por parte desses governantes!
C/ certeza é uma das maiores profissões do mundo.
Acredito q empate apenas c/ a medicina.
Valeu o post!
Abraços da Mary.

Com um bom salário ou com um mal salário, a educação vai de mal a pior. No entanto, isso não justifica que políticos interfiram no salários dos professores. Até porque, não são eles que pagam tais salários. Aliás, eles sim ganham um dinheirão e ainda querem mais. Não dá para falar em educação com professores ganhando pouco, mas também é preciso mudanças nas formas de ensinar que já se encontram ultrapassadas.

Abraços

Olá Rodrigo, concordo com você em parte. Quando você diz que o professor deve ganhar bem, eu concordo plenamente. O salário pago atualmente a muitos professores é uma verdadeira miséria que não condiz com a importância e as externalidades proporcionadas por um professor. Eu discordo totalmente dos governadores que são contrários a esse piso de R$ 950,00. Acho que esse piso deveria ser maior, pelo menos uns R$ 2.000,00.
Agora discordo de você, quando você dá a entender que um professor do ensino medio é mais importante que um deputado federal.

Um abraço

Ricardo (Via diHITT)

01. Dec, 2008

Isto é muito triste , minha dedica sua vida a educação , e ver o que estão fazendo para impedir que sua categoria tenha um salário melhor , é lamentável.Ao passo que dar um bom aumento para a classe política é tão fácil como trocar de roupa .
abraços

Acredito que foi na Superinteressante de outubro, saiu uma reportagem com a quantidade de dinheiro investido na educação nos países desenvolvidos… alias, não gosto deste termo, digamos países com um pib maior. Com a proposta do presidente Lula em direcionar todo o dinheiro do pré-sal na educação, mesmo assim, a quantidade de investimento na educação continuaria inferior a desses países. Portanto, vejam como este assunto é complicado.

Acredito sim na melhora da qualidade na educação com o aumento dos salários. É uma vergonha políticos não valorizarem corretamente esse tipo de profissional. Enquanto seus salários sobrem absurdamente sem nenhuma razão aparente.

O único jeito desde país sair desde estado que se encontra é investindo em educação.

Mas se investirem em educação, não vaõ mais conseguir manter o seu esqueminha.

Que esperar?????

Que absurdo, Regina, nem tenho o que comentar. Um verdadeiro absurdo!

Resumiu bem, Nícolas.
Abraços

Rodrigo, sou professor da rede pública no RS e estou apavorado com aditadura da Governadora do Estado. Ela quer acabar com o plano de carreira do funcionalismo público, especialmente do magistério.Estamos vivendo um drama pior que na ditadura dos anos 60. Nenhum País se desenvolve se não investir pesado na edicação de seu povo. Nosso Governo Estadual investe 26% ao invés dos 35% conforme determina a lei.A barra esta pesada mas vamos até o fim pela educação de nossas crianças. inclusive passando por cima desses ditadores.

joao assis (Via diHITT)

02. Dec, 2008

Rodrigo,
Você tocou num dos piores problemas do Brasil,desde criança,ouço esse reflão,mas é como já foi dito aqui,se ensinarem,terão que trabalhar,um conflito bastante interessante,porém extremamente maléfico para o País,
Mais uma vez,parabéns pelo protesto,do qual participo.
Um forte abraço,amigo.

nando (Via diHITT)

02. Dec, 2008

A questão não é o valor (o qual eu acho apenas “simbólico” para tão magnífica profissão), mas sim a petulância de meia dezena de governadores (que ganham uma fortuna, diga-se de passagem), que querem contestar algo tão mínimo para uma classe tão importante para o nosso país. Vai ver eles não tiveram professores, foram alfabetizados pelas almas do purgatório.

Mauricio (Via diHITT)

02. Dec, 2008

Rodrigo, vou te contar uma coisa. Sou advogado como vc sabe. Bacharel pela PUC/SP. Mestre e Doutor pela mesma Universidade. Na carreira acadêmica dou aulas no bacharelado e no pós-graduação, tendo atualmente o grau de livre-docente, caminhando para o de professor associado e logo em seguida para o de professor titular. Também tenho duas especializações e mais um doutorado sanduíche no exterior.
Não conto isso para ser esnobe não… conto apenas pra te dizer que com tudo o que já realizei na área acadêmica até hoje e que mantendo seis turmas na graduação e mais uma no pós-graduação, meus proventos como professor considerado “TI” – Tempo Integral – são pouco mais elevados do que os de um advogado com apenas 5 anos de formado.
Em suma, se eu não tivesse meu escritório de advocacia e uma clientela que venho cativando há mais de 20 anos, com tudo o que fiz enquanto professor, hoje estaria ganhando pelas atividades acadêmicas o mesmo que um advogado com 5 anos de formado. Estaria literalmente ferrado…
Aí pergunto: vale a pena ser professor ou dedicar-se integralmente à advocacia???
É impossível viver no Brasil sendo apenas professor. Uso minha carreira de docente universitário que é uma das mais bem remuneradas, especialmente com o grau acima de doutor, em que, geralmente pagam pelo teto máximo…
Imagine o professor da rede pública, com seu salário… como vai sobreviver???
É por isso que o ensino anda uma merda por aqui.
Voltando ao Direito, você não imagina o numero de bons professores universitários que abandonam a carreira acadêmica porque seu tempo é melhor remunerado se ficarem nos escritórios.
Não é à toa que vemos funcionários de bancos, motoristas de táxi, vendedoras de loja, representantes comerciais que um dia foram professores ou professoras.
Há o total sucateamento do ensino no País.
Se não houver uma boa política e ensino, especialmente com pagamento de bons salários, em breve, teremos no Brasil professores primários e secundários falando espanhol…
Abraços,
Mauricio

Flávio (Via diHITT)

02. Dec, 2008

Rodrigo, como sempre postando qualidade.
Identifiquei minha forma de pensar como a do amigo Nicolas acima, pode ser tido como clichê, mas é a mais pura verdade.
Um país com pessoas educadas com qualidade, é um país onde com certeza se acham pessoas críticas.
Pessoas críticas não votam por promessas, nem por bolsas. Votam por resultados que melhorem o país e não somente o bolso dos políticos.

Jackson (Via diHITT)

02. Dec, 2008

Porque não começam por eles, governem só por amor ,isso eles não fariam com certeteza, pelo contrário, a cada oportunidade aumentam seus próprios salários.
Um povo sem educação é mais fácil manipular.

Abraço

Bom, não tenho muito mais a acrescentar… Realmente, como já disseram, enquanto mantiveram os professores calados e a profissão estigmatizada, poderão nossos “governantes” ganhar R$ 12.000,00 de salário, R$ 3.000 de ajuda moradia e mais um monte de benefício para sugar o dinheiro do contribuinte.

A vida de um professor da rede pública não é fácil. Para manter uma vida um pouco mais digna tem que ter duas matrículas, ir de escola em escola. Agora me diz, R$ 950 é um salário tão alto assim?
É para ficar indignado mesmo.

Isso é mesmo um absurdo! Quer dizer que outros profissionais que prefiro não citar, têm o direito de receber dignamente para “fazer aquilo que gosta”? E os políticos querem que assumamos a responsabilidade de educar somente por amor, enquanto nós o elegemos para que nos dessem assistência para melhorar a estrutura do nosso país, que só estaria bem com a valorização da educação. Mas é claro que não interessa a eles que o povo se torne mais instruído e possam opinar e agir de forma conveniente para uma sociedade mais justa. Que lamentável!

mey (Via diHITT)

02. Dec, 2008

olá piva eu votei, mas depois de ler todos os comentários nem tenho mais o que falar, a não ser que este é um país da vergonha,abraços

Seu exemplo não deixa dúvidas, Mauricio.
Se trabalhasse apenas como professor demoraria décadas para recuperar o que investiu na formação, “SE” recuperasse. Um verdadeiro absurdo.
Abração

Alcione (Via diHITT)

04. Dec, 2008

Esses governadores que ficaram contra o piso parece que estão totalmente fora da realidade. Parece que a safadeza e a corrupção lhes subiu tanto à cabeça que ficaram cegos e passaram a fazer bizarrices em nome da manutenção de seu rico cofrinho.

Vera (Via diHITT)

04. Dec, 2008

Então, minha gente, se informem sobre o salário de um professor na Bahia!!! Trabalhei por 30 anos e estou me aposentando com uma merreca! De que adianta uma Universidade?…NADA, acreditem!…tenho uma amiga que só tem o nível médio, é sacoleira ( vende importados) e ganha 5X mais que eu! Em 3 anos, ela já equipou sua casa com tudo o que há de moderno, fêz uma boa reforma e comprou um carro zero!…e eu?…não tenho nenhum!

Alcione (Via diHITT)

04. Dec, 2008

Aqui na Bahia a coisa tá feia mesmo!

Vejam que triste o depoimento da Vera. É isso mesmo, professor não consegue nem sobreviver c/ o quê ganha.

Vera (Via diHITT)

08. Dec, 2008

Eu moro atualmente em Jequié e você?

Al Almeida (Via diHITT)

12. Dec, 2008

Podemos argumentar que o salário não faz o professor mas com certeza não são os professores que estão fazendo os salário. Políticos são os únicos que tem o privilegio de decidir seus próprios salários, qual seria o salario dos políticos se estes fossem decididos por professores ou baseados numa avaliação de produtividade?

Mauricio (Via diHITT)

12. Dec, 2008

Recebi um e-mail que bem ilustra a questão. Vamos lá:
Preste atenção…
Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos R$ 0,10, o que numa hora dará: 60 x 0,10 = R$6,00.
Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 6 = R$ 1.200,00.
Será que isso é uma conta maluca?
Bom, 6 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 10 centavos e sim 20, 50 e às vezes até 1,00.
Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 3,00 por hora terá R$600,00 no final do mês, que é o salário de um estagiário com carga de 35 horas semanais ou 7 horas por dia. É quase o salário de um professor…
Ainda assim, quando o mendigo consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum aluno, coordenador, diretor pra ficar no seu pé por causa disto.
Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real.
Contou o estagiário que de posse destes dados foi entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vê trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET ). Então lhe perguntou quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu?
É isso mesmo, de 35 a 40 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 35 = 875 ou 25 x 40 = 1000, então na média R$ 937,50 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia.
Moral da História :
É melhor ser mendigo do que professor
Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um professor.
Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.
E lembre-se :
Mendigo não paga 1/3 do que ganha pra sustentar um bando de ladrão.
Viva a Matemática.
Um abraço,
Mauricio

Al Almeida (Via diHITT)

12. Dec, 2008

hmm! as comparações não terminam ai: mendigo pode trabalhar 24 horas por dia (lucrativo principalmente nos feriados), também os professores dependendo da época trabalham 24 horas (corrigir provas e preparar aulas), ha e também pede nos dois lados do cruzamento, poder ser que no outro lado tenha um despacho o que daria bom almoço ou janta também os professore tem que dar aulas em mais do que uma escola e em mais do que um turno (Sem direito a almoço e janta). Mas isso e uma situação mundial então eu diria que ONU e essa?

Rui Nelson (Via diHITT)

12. Dec, 2008

Olá Rodrigo.
Realmente concordo quando você quando diz que lecionar é um ato de amor. Sou professor e sei que não é uma atividade para qualquer um! Aguentar salários baixos, pouco reconhecimento (inclusive dos alunos), um nível cada vez menor dos alunos (falta de educação básica) e ainda ter que engoliar sapos dos superiores. Não é fácil.
Em relação aos deputados, eu gostaria de saber se eles contestam o piso salarial deles mesmo e de senadores! Falta do que fazer!!!

Pelo contrário, Rui. O salário deles nunca é contestado, é sempre alterado pro alto, muito alto.

Abração

Fabricio Araujo

01. Dec, 2008

De fato Rodrigo, os profissionais mais importantes na minha opinião claro que são os Professores. E pelo que eu tenho acompanhado em jornais, blogs etc, eu vejo que hoje em dia os professores da rede pública de ensino trabalham por amor mesmo a profissão deles. Mais isto é uma grande injustiça, aonde governadores de 5 Estados vão reclamar por causa do piso salarial desse professores. Como você disse um país sem educação de qualidade não é um país, agora se fosse para aumentar os salários dos políticos eu duvido se esses “GOVERNADORES” iriam reclamar, iriam? Claro que não. Eu vi recentemente também na televisão, do aumento dos salário dos deputados, eu acho que a maioria das pessoas viram, dentre muitos deputados, 1 Deputado apenas foi contra o aumento salarial.

Fabricio Araujo postou em seu site..Repassando alguns prêmios

Gian Carlos

01. Dec, 2008

Apoiado Rodrigo! Esse texto deveria percorrer os corredores de Brasília e chegar ao Ministério da Educação.

NICOLAS

01. Dec, 2008

Rodrigo, por que acha que isto acontece? Imagine se o país tivesse um crescimento de salário para os professores, e estes começassem a lecionar melhor e a educação no Brasil realmente crescesse? O que acontece então? Nas próximas eleições, os novos alunos agora instruídos deixarão de votar nos mesmos parlamentares pois veêm o que está acontecendo, o que faz com que haja troca de mandatos, que não é o que os governantes querem. É melhor pagar bolsa isto, bolsa aquilo e manter as pessoas “ignorantes”, assim se reelegem, ou você acha que os pobres que recebem as bolsas x deixarão de votar nos que lhes ajudam?

Luiz André

01. Dec, 2008

Realmete um absurdo. Fico mais triste ainda que o governador do meu estado está entre eles.

Alx

01. Dec, 2008

Concordo em genero numero e grau!!!!

Francisco Castro

01. Dec, 2008

Olá Rodrigo, concordo com você em parte. Quando você diz que o professor deve ganhar bem, eu concordo plenamente. O salário pago atualmente a muitos professores é uma verdadeira miséria que não condiz com a importância e as externalidades proporcionadas por um professor. Eu discordo totalmente dos governadores que são contrários a esse piso de R$ 950,00. Acho que esse piso deveria ser maior, pelo menos uns R$ 2.000,00.
Agora discordo de você, quando você dá a entender que um professor do ensino medio é mais importante que um deputado federal.

Um abraço

Ricardo (alterado)

01. Dec, 2008

Isto é muito triste , minha dedica sua vida a educação , e ver o que estão fazendo para impedir que sua categoria tenha um salário melhor , é lamentável.Ao passo que dar um bom aumento para a classe política é tão fácil como trocar de roupa .
abraços

JefCor

01. Dec, 2008

Na realidade não se trata de trabalhar por amor porque, com fome, nem por amor dá prá trabalhar. O que ocorre é que o professor (e não só esta categoria que trabalha nos estados brasileiros) entra no emprego com a esperança de que, algum dia as coisas irão melhorar. Então vai ficando, ficando e, quando se dá conta, está lá 15 anos e daí não dá mais prá sair e perder a aposentadoria integral (pequena, mas integral) e a sensação de segurança, de que nunca será mandado embora, nunca irá ficar sem emprego. O resultado disto tudo é uma queda violenta na qualidade do ensino e dos serviços que estas categorias prestam ao contribuinte (ou seja nós, os bobos). Isto é histórico e deve ter começado no Brasil das Capitanias Hereditárias e não ocorre apenas nos Estados e sim, prá tristeza nossa, nos Municípios e a nivel Federal onde o buraco é mais embaixo porque a concorrencia de quem fica mais tempo deprimido e sem fazer nada porque ganha pouco, é muito maior, é muita gente.

JefCor

01. Dec, 2008

Não concordo com a posição do Fancisco Castro acima. Na minha opinião é muito pouca coisa que se pode classificar neste pais como menos importate que um parlamentar no contexto da avaliação de sua utilidade ao país. No que diz respeito aos professores, especificamente, eles são, sim, mais importante do que qualquer parlamentar que dispomos.

AMANHÃ NA PRAIA!

01. Dec, 2008

Esse é o Brasil que estamos construindo! Geralmente isso acontece com mais frequência nos países onde o povo é adepto do silêncio. Como o Brasil, por exemplo. Sonhar com mudanças é sonhar demais!

Grande abraço!

Guilherme Freitas

01. Dec, 2008

Rodrigo, os professores da rede pública não são valorizados nem aqui, nem na China. Ganham mal e tem que encarar alunos mal-educados. É um absurdo um professor ganhar essa mixaria. Curiosamente, a governadora gaúcha Yeda Crusius, pediu um aumento salarial, que se não estou enganado, supera os 10 mil reais mensais. A justificativa é que ela deveria ser mais valorizada, assim como seus secretários. Que beleza hein governadora…e os professores como ficam?

celso ricardo

01. Dec, 2008

ola amigo

falar o que desses politicos vagabundos, sem-vergonhas, safados, desgraçados e malditos ???

o unico sentimento que eu tenho em relação a politicos em geral é de nojo e raiva… de saber que eu pago pra esses infelizes só fazerem merda nesse pais.

bom, fazer o que né? era isso que eles queriam, que existisse “democracia”… bem dito era o tempo em que esses safardanas estavam isolados em algum pais da américa central.

abraços amigo.

celso ricardo postou em seu site..Flagrante na praia

nando

01. Dec, 2008

A questão não é o valor (o qual eu acho apenas “simbólico” para tão magnífica profissão), mas sim a petulância de meia dezena de governadores (que ganham uma fortuna, diga-se de passagem), que querem contestar algo tão mínimo para uma classe tão importante para o nosso país. Vai ver eles não tiveram professores, foram alfabetizados pelas almas do purgatório.

nando postou em seu site..A Música é Livre?

Flávio

01. Dec, 2008

Rodrigo, como sempre postando qualidade.
Identifiquei minha forma de pensar como a do amigo Nicolas acima, pode ser clichê, mas é a mais pura verdade.
Um país com pessoas educadas com qualidade, é um país onde com certeza se acham pessoas críticas.
Pessoas críticas não votam por promessas, nem por bolsas. Votam por resultados que melhorem o país e não somente o bolso dos políticos.

Flávio postou em seu site..Esculturas na neve

Oscar Luiz

02. Dec, 2008

POis é, meu amigo.
O que acontece é que a profissão se torna uma “alternativa ao desemprego”.
Fica tipo assim: quem não consegue absolutamente nada melhor, acaba lecionando.
É lamentável. Eu mesmo, assim que passei a ter outro trabalho, não conseguia mais me dedicar com todo afinco à Educação.
Então, acabei dando a vez a quem podia fazer melhor do que eu e me exonerei para não chegar ao ponto de me nivelar com aqueles que eu criticava.
Dê salário digno ao professor e boas condições de trabalho, que verá a diferença que isso faz em um país.
Grande abraço, meu amigo!

Oscar Luiz postou em seu site..Finalmente nos rendemos ao "clima de Natal"… mas nem por isso o "Humor de Segunda" pára!

jackweb

02. Dec, 2008

Porque não começam por eles, governem só por amor ,isso eles não fariam com certeteza pelo contrário a cada oportunidade aumentam seus próprios salários.
Lógico um povo sem educação é mais fácil manipular .

jackweb postou em seu site..Uma ajudinha

Claudio P. Vieira

02. Dec, 2008

Rodrigo.
Essa situação é tão lamentável que acredito não existam palavras para descrever tal SACANAGEM…
Parabéns pelo post.
Abs

Claudio P. Vieira postou em seu site..CHUVA DE PRÊMIOS – AGRADECENDO E REPASSANDO

Monthiel

02. Dec, 2008

Fala Rodrigo, blz.

Cara, isso é triste. Um bando de safados salafrários ganhando cerca de 20MIL reais por mês tentando inibir um um salário de R$950 aos profissionais mais importantes para um país.

Descordo do colega acima que disse que os deputados são mais importantes que professores. Totalmente. Professores tem a capacidade de formar uma nação de pessoas mais inteligentes, mais qualificadas, mais intelectual.

Os deputados precisaram, e muito, dos professores para chegar onde estão hoje, roubando a doidado e fazendo trapaças como essas.

Abraços e sucesso!

Monthiel postou em seu site..10 blogs que merecem sua atenção. O retorno.

Jorge Fortunato

02. Dec, 2008

A vida de um professor da rede pública não é fácil. Para manter uma vida um pouco mais digna tem que ter duas matrículas, ir de escola em escola. Agora me diz, R$ 950 é um salário tão alto assim?
É para ficar indignado mesmo.

Jorge Fortunato postou em seu site..segunda-feira, mas com poesia

Hora de Relaxar

02. Dec, 2008

Parabéns Rodrigo, gerou uma boa discussão. De fato, discutir e teoriar mega e megas de texto não vai mudar nem um pouco a situação, pórem a reflexão é benéfica.

Adorei: “Já que querem proibir um mínimo de dignidade aos professores, proponho que se equipare o salário dos professores da rede pública ao dos Deputados Federais, por exemplo. Qual profissional é mais importante em sua opinião?”

Seus salários deveriam ser invertidos…

Hora de Relaxar postou em seu site..Abaixo ao primitivo e arcaico sistema de trabalho!

Antonio

02. Dec, 2008

Bom dia Rodrigo,gostaria que os nossos governantes administrasse o país por amor.Concordo com a maioria das opiniões acima,digo-lhe mais o Brasil se encontra nesta situação para ser mais facil se manipular a população que interesse teriam de ter uma população critica?
O Brasil só chegará a ter um futuro quando os nosso governantes propiciar uma educação de qualidade a sua população vencimentos digno aos seus educadores, coisa que não estão disposto a fazerem senão, acaba a mamata.
Um abraço

[...] um  assunto de total relevância com influência no futuro dos nossos filhos, netos – Professor não pode ganhar bem? Tem de lecionar só por amor? Achei muito oportuno essa chamada e resolvi falar um pouco sobre o trabalho do Piva aqui no [...]

wikerson landim

02. Dec, 2008

Como sofrem os professores em nosso país.
É revoltante que uma das mais nobres profissões seja tão maltratada e achincalhada por aqui.

Lisa

02. Dec, 2008

Parabéns Rodrigo,
Que país é este que não valoriza a educação nem seus educadores? Aonde queremos chegar?

Fiquei emocionada quando li certa vez que no Japão todos se curvam diante do imperador e ele, o imperador, se curva somente diante de um professor.

Então quem é mais importante, um deputado ou um professor?

Abs

Henrique Antunes

02. Dec, 2008

olá Rodrigo,

Minha mãe é professora, e acompanho de perto por pelo menos 20 anos a luta constante dos professores por dignidade salarial, você falou sobre equiparar com o salários dos deputados mas neste Post, agente pode ver que seria impossível, pois nossos queridos” Deputados são os mais “caros” do mundo, dando dada um, uma dispesa superior a 10 milhões por ano.
Abraço…

Henrique Antunes postou em seu site..Agradecimento por selos, prêmios e reconhecimento Nº2

Maria Dias

02. Dec, 2008

Querido Rodrigo estou montando um blog para mim e ando lendo postagens e comentários mil pela blogsfera toda o q me chamou atenção foi um tal de Matal Òmega que comentou e ofendeu as professoras no comentário do blog de catarino,veja que maluquice esse cara fez,ainda ganhou premio,fiquei ofendida pq minha mãe é professora e meu pai militar.desse jeito desisto de criar meu blog.beijoem seu coração.

Rodrigo R. Neto

03. Dec, 2008

Infelizmente a educação, que é a base para o futuro de um país, não está sendo tratada com respeito pelos governantes. Não se trata apenas de salários dignos, mas também de uma estrutura melhor para a educação, com treinamentos, incentivos, segurança, material didático de qualidade, e por aí vai. O Brasil só será um país de primeiro mundo quando for dado o devido valor a educação.

Rodrigo R. Neto postou em seu site..Presentes Ecológicos para o Natal

John Alban

03. Dec, 2008

Gostaria de saber como é que esses políticos vão se preocupar com uma coisa que eles nunca tiveram. Se eles tivessem tido pelo menos um professor na vida eles saberiam valorizar esse profissional.

Alcione

03. Dec, 2008

Esses governadores que ficaram contra o piso parece que estão totalmente fora da realidade. Parece que a safadeza e a corrupção lhes subiu tanto à cabeça que ficaram cegos e passaram a fazer bizarrices em nome da manutenção de seu rico cofrinho.

Alcione postou em seu site..Se for jogar dardos não beba!

Thiago Alexandre

04. Dec, 2008

Eles governam só por amor? Agora se um falar em aumentar o salário deles, todos irão apoiar para que eles receba os seus R$10, R$20 ou 30 mil.

É BRASIL!

Thiago Alexandre postou em seu site..Caliginefobia

[...] desta vez não estou trazendo uma reflexão a respeito do que li no blog Curiosando. Como meu tempo é muito curto, geralmente não assisto TV ou leio jornais (fico sabendo das [...]

Joyce

06. Dec, 2008

A educação passa mesmo por uma crise. Já existem estudos que mostram que é mínimo o número de estudantes de licenciaturas, é pior na áreas de s de matemática, física dentre outros. Gostei de saber quais foram os governadores que reclamaram. O Requião acabou p/ mim.

Mauricio Souza

30. Mar, 2009

Escreva aqui seu comentário…

Sou prof. de Geografia, é uma vergonha a nossa situação! NÃO ME ENVERGONHO DE SER PROFESSOR, ME ENVERGONHO DO VALOR DADO À ESSA PROFISSÃO!
Um país cuja sociedade não reconhece a importância de seus educadores é um país SEM FUTURO!
Trabalho de segunda a sexta, das 7:00 às 22:00 para ganhar o que acho que mereço pelo que estudei. O pior é que ainda temos que brigar para trabalhar, pois os alunos também não compreendem a relevância do conhecimento e formação num mundo em globalização. A família não incentiva, a mídia procura nossos erros com a finalidade de vender jornais e ” ganhar no IBOPE”, Nosos salários são ridículos pois não temos e nunca tivemos um governo ( federal/estadual/minicipal) que realmente tenha se preocupado com a nossa nação. Apenas desonestos, brasileiros que gostam de levar vantágens quando têm nas mãos a oportunidade de decidir e resolver os maiores problemas da nossa sociedade.É uma pena um país tão lindo, de um povo pacífico e alegre, porém tão acomodado e em certas vezes COVARDE, por aceitar, abaixar a cabeça, lamber os pés dos que tém o poder mesmo sabendo que esse poder é conquistado com base na corrupção e investimento daqueles que esperam receber em troca muitas vantágens. Ou seja: NÃO NOS IMPORTAMOS COMO AQUELE POLÍTICO CHEGOU AO PODER… O MAIS IMPORTANTE É QUE ELE É RICO, BONITO, ENGANA-PROMETE BEM E ETC.

BRASIL: E S T U D A !

Abraços!

Deixe um comentário

CommentLuv Enabled

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline