Bancos: “Spread” cobrado no Brasil é 11 vezes o dos países ricos
É incrível como funcionam as coisas por aqui. No final de semana soube que o IPTU aqui em São Paulo pode aumentar em até 75% em alguns casos. Claro, isso apareceu agora que as eleições já acabaram, como bem lembrou uma ouvinte da rádio Jovem Pan que disse não ter votado na Marta Suplicy justamente por temer aumento dos impostos.
Bom se fosse só o candidato A ou B que aumentasse os impostos… Todos o fazem! E não só as instituições públicas, mas as privadas também. Que o digam os bancos, que no Brasil são os donos do pedaço, vamos assim dizer.
É ridícula a forma como eles crescem e não tem qualquer pressão para aliviar a carga nos clientes.
Um exemplo básico, mas quase nunca lembrada é a questão do “spread”. O spread nada mais é do que a diferença entre os juros pagos pelos bancos na captação de recursos e a taxa aplicada por eles nos empréstimos que concedem à nós. Aqui no Brasil essa taxa é a mais alta praticada no mundo! Na média do ano passado, isso significou 34,88 %.
No ranking global das taxas, o Brasil é seguido por Madagáscar, Paraguai, Peru e Quirguistão. A média simples da taxa das 62 nações em desenvolvimento que integram o relatório do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) ficou em 6,55 pontos percentuais no ano passado.
A comparação foi obtida a partir de dados sobre o custo do capital para os bancos de cada nação — 86 no total — e os juros que cobram, informados pelos governos ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Pela metodologia do BC brasileiro, a média do “spread” em 2008 ficou em 26,54 pontos.
“O abismo [em relação aos demais países] é tão grande que, mesmo considerando eventuais disparidades de cálculo, a conclusão não muda: nossos juros são altos demais”, afirma Rogério César Souza, economista do instituto ao jornal Folha de São Paulo.
Os bancos se defendem dizendo que essa alta taxa é aplicada pelo temor de inadimplência. Ora, e nos anos de 2006, 2007 que nem se cogitava crise financeira? O lucro das instituições cresce a bilhões por ano.
O governo por sua vez pratica a mesma coisa que faz em todas as outras áreas: leniência. Só assiste.
Como poderia intervir? Fácil! De quem é o Banco do Brasil e a Caixa Econômica? Pois é. Por que essas instituições não baixam radicalmente esse spread, forçando a competição no setor? Porque o governo também usa e muito essa grana toda. Que o digam as campanhas para Olimpíada, Copa, compra de cadeiras, festas e outras questões importantíssimas!
E nós assistimos a tudo de camarote, como se não fosse com a gente. A mesma coisa que fazemos em relação aos crimes, aos casos de corrupção, a falta de educação e tudo mais. Parabéns para todos nós.
Artigos Relacionados:









Essa é uma das maiores vergonhas brasileiras. O governo finge que isso não é usura e agiotagem graças aos pesados financiamentos de campanha proporcionados pelos bancos a TODOS os políticos. O povo não se incomoda de ser roubado com precisão e constância; o judiciário se corrompe em “seminários educativos” promovidos pela FEBRABAN em resorts paradisíacos com tudo pago.
É uma questão sem saída enquanto essas constantes permanecerem.
O pior em relação aos bancos é que se a crise diminuir um pouquinho mais o lucro, vão pedir auxílio ao governo.
Eu já houvi boatos e não duvido, afinal como irão sobreviver sem seu bilhões?
Abraço
jackweb postou em seu site..TUTORIAL DE HTML, APRENDA HTML. GUIA PRÁTICO E RÁPIDO!
Rodrigo,
realmente somos os maiores culpados por toda essa disparidade financeira e pela riqueza e ganância dos bancos…mas pecamos, como você mesmo disse, em outras coisas também. se cada um lutar pelo que é seu de direito, as coisas podem melhorar. semana passada escrevi um post relatando que a Oi Velox não estava me entregando o serviço que havia contratado e pagava religiosamente, e teve pessoas que fizeram comentários dizendo que eu devia estar feliz por ainda ter o que estava recebendo…é a mentalidade subdesenvolvida que empurram em cima de nós desde a meninice. mas lutei e a Oi me devolveu o dinheiro que paguei sem eles entregarem o serviço. vamos lutar, vamos vencer!
um abraço.
Realmente o spred foi muito bem definido, mas, desta diferença é tirado o lucro que os bancos querem ter, os impostos a serem pagos, as despesas e o famoso risco que ele tem em não receber.
Como não há confiança que o governo possa ter remédios eficazes com a crise os bancos estão tentando minimizar um prejuizo futuro.
Não quero com isso defender os banco, mas, cada um procura defender o seu negócio.
Por exemplo o governo poderia diminuir os impostos, ajudaria a população e as empresas.
A posição que o governo Lula toma é sempre acusar os bancos e os empresários. Só eles são culpados?
Abraços.
Marco.
[Curiosando] Bancos: “Spread” cobrado no Brasil é 11 vezes o dos países ricos: É incrível como funci.. http://tinyurl.com/d3px9z
Rodrigo, com certeza nós somos culpados por sermos passivos pois quando não somos conseguimos reverter. Um exemplo aqui em SC queriam cobrar 3 reais na conta de luz o povo se manifestou e voltaram atrás. Sei que nível de Brasil é mais difícil pelo tamanho do país. Mas um presidente já foi derrubado. É só querer.
Abraços
Luiz André postou em seu site..Criatividade ecológica ou como ganhar dinheiro preservando a natureza e combatendo a dengue
Olá Rodrigo, isto parece mesmo que nunca vai mudar…
Tem alguns selos para ti lá no “Fala Sério Brasil”.
Abraços…
Henrique Antunes postou em seu site..Campanha Blogs pela vida.
[Curiosando] Bancos: “Spread” cobrado no Brasil é 11 vezes o dos países ricos: É incrível como funci.. http://tinyurl.com/d3px9z
Muito obrigado pelos selos, Henrique! Valeu mesmo!
Tentei deixar um comentário no blog, mas deu mensagem de erro.
Abração
Pois é vou trocar de host… não aguento mais estes problemas…
Henrique Antunes postou em seu site..Campanha Blogs pela vida.
É um roubo. Mas não é a mão armada, infelizmente ainda tem gente que se submete a esses juros, quando um pouquinho mais de planejamento financeiro seria o suficiente para não precisar recorrer a empréstimos.
Propagandas antigas postou em seu site..Propaganda no Super Bowl dá lucro de mais de US$ 200 milhões
Mais uma vez somos campeões do mundo. 11 vezes mais, não é pra qualquer um não. Vamos conseguir ainda muito mais, isto mesmo, temos de divulgar o que temos de bom e parar de ficar “metendo o pau” e falar que aqui no Brasil tudo não presta.
jotabe postou em seu site..Sabe quanto é 51 dividido por 2?
Olá, nos últimos anos só se houve que os bancos tiveram bilhões de reais em lucro. Isso, todos sabemos, é ás custas do sacrfício das pessoas. Eu não digo que os juros cobrados pelos empréstimos seja tabelados, mas que tenham um controle mais rígido por parte do Banco Central. Do jeito que está, estamos transferindo recurso do setor produtivo e do consumo para o setor financeiro de forma abusiva.
Abraços
Francisco Castro
O problema é que pessoas totalmente despreparadas chegam ao poder e qdo percebem a facilidade que existe para a roubalheira indiscriminada ficam parecendo cachorro que fica o dia todo preso na garagem só latindo para os pedestres…..!!!
Quem é que vai querer diminuir arrecadação ???
Erich postou em seu site..Página dobrada.
É muita “ingenuidade” o paulista acreditar no Kassab e no Serra, no DEM e no PSDB. Sempre agiram dessa forma enganosa e mentirosa. Por que agora seria diferente? Um abraço. Drauzio Milagres.
Drauzio postou em seu site..Réquiem por Israel? (Boaventura de Sousa Santos)
Os comentários acima falam muito do Governo, mas é preciso que se diga que os grandes responsáveis por esses juros abusivos são o Legislativo e principalmente o Judiciário, pois seus membros aqui no Brasil não tem a coragem e o interesse pessoal de enfrentar os grandes vilões da nossa economia que são os bancos. Um abraço. Drauzio Milagres.
Drauzio postou em seu site..Réquiem por Israel? (Boaventura de Sousa Santos)
Ainda tem gente que aplica em fundos! É muito mais seguro sacar tudo e comprar dolar do que ficar enfiando dinheiro em banco.
Deixe um Comentário!
Artigos Populares da Semana
Quem mais comentou este mês
Diversos »
Assista TV Gratuitamente pelo Computador
Quer poder ver TV no computador, mas não tem a tal placa PC-TV nem antena USB? Seus problemas acabaram! Baixa a extensão TV Chrome e veja canais do mundo inteiro diretamente no navegador do Google.
Download …
Entretenimento »
Filmes da Semana 2010 | 19 de Fevereiro
Todas as sextas-feiras você confere aqui as principais estreias dos Cinemas — com trailers — além de uma sugestão para quem prefere alugar (ou baixar) e assistir em casa. Ótima diversão!
CINEMA
Estreia em Destaque: Um Sonho …
Garotas »
Belas da Saint Patrick’s Day + Eva Longoria
Ontem, 17 de março, foi comemorado o “Dia de São Patrício” (Saint Patrick’s Day”) que a bem da verdade serve de justificativa para as festas em pubs irlandeses, tal qual a Oktoberfest.
Para não deixar a …
Seções
Pesquisa por Tags
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.
Artigos Diversos
conheça
BlogBlogs
Facebook
Twitter